terça-feira, 3 de dezembro de 2013

“Violência contra jovens negros e violência contra a mulher negra

Simone Cruz e Richarlis Martins mostraram a “Violência contra jovens negros e violência contra a mulher negra”. Violência pode ser definida como um comportamento que causa dano a outra pessoa, mas pode ser caracterizada em diversos tipos. O racismo, mesmo com o mito da democracia racial, ainda persiste na hierarquização entre brancos e negros.

A III Conferência das Nações Unidas contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Intolerâncias Correlatas, realizada em Durban, na África do Sul em 2001 foi marcada por debates polêmicos em torno da discriminação. Nesta Conferência, foram discutidas as origens e causas do racismo, da discriminação racial e xenofobia e foi feito um chamado para ações concretas para erradicar todos esses males. Como resultado, os representantes dos países presentes redigiram uma Declaração e uma Plataforma de Ação, documento no qual foram enfocadas medidas para prevenção, educação e proteção no âmbito nacional e uma série de medidas em nível internacional.   

Apesar disso, os avanços de Durban não têm ajudado na redução da violência contra mulheres negras. Aqui no Brasil houve um crescimento de pessoas declaradas pretas e pardas, mas  população negra ainda sofre com ausência de políticas públicas que dê conta da discriminação  e desigualdades. Um dos avanços no país foi o Estatuto da Igualdade Racial, um conjunto de regras e princípios jurídicos que visam coibir a discriminação racial e estabelecer políticas para diminuir a desigualdade social existente entre os diferentes grupos raciais.

Simone Cruz e Richarles fecharam o debate reforçando a ideia de que a vulnerabilidades das mulheres negras precisa ser enfrentada a todo momento.