segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Homens classificados como de classe alta praticam mais violência contra a mulher .

Homens classificados como de classe alta praticam mais violência contra a mulher que os das classes média e baixa, diz pesquisa do Instituto Data Popular
Size_80_marco-prates , de 
Antonio Scorza/AFP
<
São Paulo – Mais da metade dos homens brasileiros, 56%, admitem ter tomado em algum momento atitudes que caracterizam violência contra a mulher, mostra uma pesquisa do Instituto Data Popular divulgada hoje. Esse número, porém, é maior para homens da chamada classe alta (59%) que da baixa (53%).
Na classe média, 55% responderam ter praticado alguma forma de violência. O tipo mais comum foi xingamento (veja tabela detalhada abaixo). No total, 52 milhões de brasileiros, mais de um quarto da população, conhece algum homem que agrediu a parceira de alguma forma.
Segundo o Data Popular, que fez a pesquisa em parceria com o Instituto Avon, 86% dos homens acham que a Lei Maria da Penha ajuda a diminuir a violência doméstica, embora 81% afirmem que a mesmalegislação deveria ser usada também para proteger homens agredidos pelas companheiras.
Isso, na visão do estudo, mostra que a maior parte não entende que a lei foi feita para reduzir a desigualdade de gênero.
O mesmo levantamento detecta certos comportamentos de “machão” nos entrevistados do sexo masculino: 30% deles concordam, por exemplo, que homem não deve levar desaforo para casa.
Além disso, 69% disseram ser inaceitável que uma mulher saia com amigos(as) sem o marido, e 85% não acham aceitável que elas fiquem bêbadas.
Veja abaixo os tipos de agressão detectados na pesquisa e sua incidência. Foram entrevistados, em domicílio, 1.500 pessoas, 990 delas homens, em 50 munícipios das 5 regiões do Brasil.
PráticaQuantos homens admitiram comportamento (com atual ou ex)
Xingou59%
Empurrou19%
Ameaçou com palavras9%
Deu um tapa8%
Impediu de sair de casa7%
Arremessou algum objeto durante briga6%
Humilhou em público5%
Deu um soco4%
Obrigou a fazer sexo sem vontade2%
Ameaçou com alguma arma1%