sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Um pouco de História e Projetos.

  Histórico   
            A Amzol- Associação de Mulheres da Zona Lesta  foi fundada no dia 24 de maio de 1987 por um grupo de mulheres que vieram de Comunidades Eclesiásticas  de Base da Igreja Católica, movimentos e mutirões de moradias, é uma entidade sem fins econômicos e, no processo de conscientização Sócio - Política, passamos a participar de movimentos sociais populares de mulheres, movimentos feministas e movimento de mulheres negras. Desde o início, o nosso propósito era promover e fortalecer a organização das mulheres da região leste de São Paulo, na busca de melhores condições sociais, políticas e econômicas. Para garantir esses objetivos a AMZOL contou com algumas parcerias estratégicas como Rede Mulher de Educação na sua formulação dos campos de atuação bem como no processo de capacitação das mulheres que atuariam na AMZOL e mulheres que seriam agentes multiplicadoras das ações da AMZOL. A época esse processo de organização das mulheres da Zona Leste iniciou-se através de uma liderança comunitária Maria de Lourdes Miguel  que trazia a discussão sobre as condições das mulheres no seu cotidiano bem, como os problemas dos bairros, organizando ações comunitárias, movimentos e atos públicos, que ficaram conhecidos como "Assembléias das Panelas Vazias". 
No ato da constituição da AMZOL contamos com a presença de 150   mulheres da região Leste de São Paulo, dos bairros São Miguel, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Guaianazes e Itaquera onde se concentra até os dias atuais mulheres negras e não negras de baixa renda, sem qualificação profissional ou pouca qualificação profissional, chefes de família, vitimas de varias formas de violência.   A AMZOL possui em sua estrutura de programa o Centro Maria Miguel criado em agosto de 1996, que atende mulheres em situação de violência e oferecendo apoio jurídico e psicológico a essas mulheres que chegam ao Centro encaminhado por delegacias, associação de moradores e outras entidades locais. Nesses 22 anos a AMZOL já atendeu cerca de 15 mil mulheres da região Leste de São  Paulo.
 AMZOL - Associação de Mulheres da Zona Leste Esta localizada; Rua  Lago Mandioré nº 37-a Jardim Camargo Novo Itaim Paulista.a CNPJ 57999492000158 e-mail amzol@ig.com.br,amzol@ig.com.br
Dentro dessa proposta acreditamos que não somente devemos atender essas mulheres, mas também desenvolver ações para garantir a autonomias das mulheres, assim como seu fortalecimento pessoal, resgate da auto-estima e conscientização  dos seus direitos enquanto mulher e cidadã.Para garantir esse ponto do programa a AMZOL realiza oficinas onde a Lei Maria da Penha , norteia todo o processo de discussão e formação dessas mulheres, através dessas oficinas, muitas dessas mulheres já se tornaram voluntárias da AMZOL se tornando agente multiplicadoras e acolhendo outras mulheres que chegam a AMZOL para serem atendidas.
Realizações 
Nesses 26 anos um dos nossos maiores feitos consideramos a Instituição do Premio Maria Miguel oferecido pela Assembléia Legislativa de São Paulo que teve sua primeira edição em março de 2008.
        PROJETO
   O projeto tem como objetivo oferecer outras formas de geração de trabalho e renda a 70 mulheres entre 15 e 55 anos, residentes nas Regiões Leste  de São Paulo, objetivando criar oportunidades socioeconômicas aliadas ao empoderamento, aumento da auto-estima, valorização profissional, e pessoal, mobilização social e política.
 As mulheres em geral situam-se dentro dos extratos mais pobres e excluídos da população, sendo que as mulheres afro-brasileiras encontram-se, em situação de maior exclusão, acesso limitado ao poder, à mobilidade social e sua conquista da cidadania. No trabalho, persiste uma diferença salarial significativa entre mulheres e homens com a mesma ocupação, acentuando-se no caso das mulheres afro-brasileiras. Cerca de um terço das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres, havendo uma concentração entre os extratos mais pobres, sendo que 60% das mulheres afro-brasileiras chefas de família têm um rendimento de até um salário mínimo. O projeto irá focar atividades de gestão de negócios sustentáveis, micro empreendimentos formais e informais, micro-créditos, economia solidária, comercio justo e solidário, utilização de material reciclável,capacitação profissional e acesso ao mercado de trabalho. 
 Público diretamente beneficiado:
 As 70 mulheres que serão beneficiadas pelo Projeto serão oriundas de região Leste    de São Paulo, onde se  concentra grande parte da  população de baixa renda  da cidade. A idade atendida será mulheres  entre 16 e 45 anos, vitimas de violência domesticas e sexual, preferencialmente chefes de famílias  que trabalhem em atividades informais,  (sem vinculo empregatício), e conseqüentemente não contribuem com a Previdência Social, o que lhes impossibilita conquistar a aposentadoria por tempo de serviço. 
 Objetivo geral: 
Melhoraria da renda e da qualificação profissional de 70 mulheres  em situação de pobreza e vulnerabilidade social, em especial aquelas vítimas de violência, levando ao exercício pleno de sua cidadania. Possibilitando que as mulheres influenciem em políticas públicas de inclusão social e estabeleçam um permanente diálogo com a sociedade civil, visando a superação das desigualdades de gênero e de raça no âmbito local, tanto no setor público como privado.
Objetivos específicos: 
*Motivar a habilidade de liderança, solidariedade, e empreendedorismo.
*Fortalecer as atividades de geração de renda por meio da educação continuada (capacitação permanente), ampliar e entrelaçar conhecimento, fortalecer o planejamento, processos de comercialização, gestão compartilhada.
*Aumentar a autonomia financeira das mulheres envolvidas neste projeto para o enfrentamento da situação de violência no âmbito doméstico, assim como a melhoraria da estima.

Maria Miguel.
Mineira de Conselheiro Lafaiete, Maria de Lurdes Miguel tornou-se referência na luta pelos direitos da mulher. Mudou-se para São Paulo em meados da década de 70 e participou de inúmeros Clubes das Mães, onde discutia a condição da mulher no dia-a-dia, bem como os problemas dos bairros, organizando ações comunitárias, movimentos e atos públicos, que ficaram conhecidos como "Assembléias das Panelas Vazias".   Em 1987, participou da criação da Amzol, em uma igreja no Itaim Paulista, na presença de mais de 150 mulheres. Aos 60 anos entrou na escola para ser alfabetizada e revelou-se uma ótima poetisa, além de ser uma das militantes mais ativas da associação.   Morreu em março de 2005, aos 88 anos, e hoje não apenas dá nome ao prêmio, como serve de inspiração para inúmeras mulheres. Em verso ela se descreve: “(...) Sou o resto que sobrou da alegria e do amor”. Sou tudo de bom, de sonho, de céu... Sou apenas Maria Miguel (...).