quarta-feira, 20 de junho de 2012

Poesias de D.Maria Miguel.

O povo é Poeta Um dia a Mulher Gritou Sou Guerreira! E o eco de vóz se fez ouvir. Além das Fronteiras Sou Mulher mãe e guerreira. O fogão não é mais o meu Limite. Sou chamada a rainha do Lar. Mas sou maior que o céu e o Mar. Saí..A aurora não ganhara o céu. Fui ao sepulcro do meu povo qual Madalena um dia-e vi Havia Vida a proclamar. E o meu limite não ficou sendo meu lar. SOU Mãe..dou a vida. Sou. Esposa- sou compreensão. Sou Mulher-Dor Sou povo-sou amor-anunciação. Onde houver um Caído levanto. Onde há um morto, um doente. Chorando... Sou Guerreira. Sou Pássaro ---sou canto Levanto o meu povo e o tiro da escravidão. Meu nome é libertação. Sou Paz..sou a Esperança. Sou arco-íris neste mundo de Injustiça. Sou Igualdade. Meu nome é fraternidade. Chamo-me- povo sou humanidade. Quem quiser encontrar... É fácil...não estou só no Lar Sou Negra,sou pobre. Sou velha,sou viúva. E quase analfabeta. Mas é fácil me encontrar na luta. Todos me conhece... Sou o resto que sou ,tudo de bom de sonho Sou Apenas Maria Miguel. Flores. Flores belas Perfumadas. No Jardim eu fui Colher. Cravos, rosas Violetas. Um buque eu fui colher. Minha mãe é uma rosa. O meu Pai é um Jasmim. Quem é bom e faz o bem É uma flor em seu Jardim. Deus Fez estas Lindas flores. Para a vida alegrar Eu quero ser como a flor. Quero a todos sempre Amar. Mulher – Poesia. 129 mulheres nos Estados Unidos. Fizeram na Fábrica sua reivindicação. E pelos Patrões foram Queimadas Sem dó ,nem Compaixão. Não quero ser feminista Mas sei que os direitos são iguais. Não quero que o Homem Continue. Sendo o nosso Capataz Não somos mais criancinhas Pros homens nos pegar pela mão Libertaremos o Machismo Com a Nossa consciêntização. Se a mulher trabalhar fora Em Casa,cozinha,varre,limpa Chão Se no Bairro participa das lutas, Com o Marido Padece Opressão Na firma é igual ao homem. Só na hora da Produção Mas Quando vem o Salário. Não da pro arroz e o Feijão. Associação de Mulheres da Zona Leste Minhas Companheiras da nossa Associação. Dia Feliz mais um ano de muita felicidade e Alegria. Quero homenagea-la com esta minha poesia. Celebramos a Luta pela Garantia de vida Vindas à mesma fé ,vamos nos ajudando. Força uma a outra nesta estrada para, Fazendo acontecer o Reino de Deus que é ter, Pão e Vida Partilhada. Nossa vida é importante. Temos que ser Informadas Em saber dar informações Pois para se Libertar É preciso União. Pois mulher esta na Luta. A luta pode ajudar todas nós mulheres Na vida se Organizar. Neste Brasil imenso. Nós somos mais da Metade Vamos a luta pela nossa libertação Isso aqui vai melhorar É só agente se engajar. Você quer ...Eu também quero. É só agente começar, e os direitos da Mulher. Agente vai Conquistar. Ao longo da História a mulher foi descobrindo, Que com a força das mulheres o mundo pode mudar, Se todas nós Mulheres na vida se organizar, Temos nossos direitos, por eles vamos Lutar. Participando da AMZOL temos certeza da nossa Libertação Viva a AMZOL. Maria Miguel